segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

.Fashion Rio - Inverno 2012 - Parte 1.

 .Estampas de diversas cores e estilos.

A primeira coisa que vejo nos desfiles, são definitivamente, as estampas. Seus desenhos, as cores escolhidas, as proporções e como foram aplicadas sobre a roupas ou acessórios. São minhas grandes paixões e sempre são primordiais em meus trabalhos como estilista ou designer das mesmas para outras marcas. 

Neste Fashion Rio, várias grifes desfilaram bons exemplos de padronagens e de como misturá-las e criar visuais inusitados e interessantes. Muitas trabalharam com harmonias de cores da mesma família (rosa+laranja+ vermelho ou azul marinho+verde+azul royal e por aí vai). Foi uma infinidade de estilos e desenhos. Vejam que lindas as estampas da Printing, no post anterior!

.Estampas étnicas.

Estampas étnicas sempre aparecem, pelo menos em algum desfile, mas, nesta temporada, diversas grifes optaram por estas padronagens tão queridas por aqui, no Brasil e em nosso blog! Alessa e Coven trouxeram suas coleções, praticamente por inteiras, trabalhadas neste estilo de estampa.

.Comprimentos longos. 

Os comprimentos longos continuam sendo uma das escolhas preferidas dos designers em suas criações. A grife Sacada, que na verdade desfilou no Fashion Business, apresentou uma das coleções mais bonitas, sofisticadas e recheada de vestidos e saias longas, das passarelas cariocas. 

 .Macacões.

Meus queridos e amados macacões apareceram muitas vezes nas passarelas. Estampados, cheios de bordados, lisos, fluidos ou em linho, todos estavam lindos!

.Transparências.

As transparências já vêm aparecendo há algumas temporadas, mas, neste ano, elas estavam presentes em todos os desfiles! Ora sutis, ora bem fininhas e deixando boa parte do corpo à mostra. Tanto eu, quanto a Fabíola, somos adeptas de peças neste estilo e se bem usadas e coordenadas, deixam qualquer look bem sofisticado. Vale dizer: caso seja alguma blusa ou camisa, usem um soutien, body ou a peça que desejar sobrepor, bonita e igualmente chique!

 .Texturas.

Trabalhos em texturas são bem típicos nas coleções de inverno, devido às diversas possibilidades de materiais, muitas vezes, mais grossos e que esquentam bastante. Nenhuma novidade, não é mesmo? Mas, nesta temporada, além dos tricots de lã, sempre presentes em variações infinitas, algumas grifes optaram por elementos alternativos, como os plásticos. Difíceis de usar no dia-a-dia, entretanto, interessantes nas passarelas.

 .Brilhos metalizados.

Ainda na família dos materiais, os tecidos metalizados apareceram em muitas coleções! Assim como com as transparências, seja cautelosa na hora de escolher uma peça deste tipo. Tecidos metalizados há muito tempo são associados às fantasias baratas e feias que você encontra na 25 de Março. Por isso, redobre seus cuidados! Se for esperta, ousada e exigente, saberá adquirir algo do gênero e ainda fazer bonito! A Maria Bonita Extra optou por um metalizado menos chamativo e mais versátil. Uma das melhores escolhas!

 .Futurismo.
Imagens: reprodução

O futurismo, referente à década de 60 na moda, também deu as caras no Fashion Rio. Particularmente, gosto bastante. Mas, há ressalvas. Prefiro peças que mostrem este estilo através das modelagens e estruturas e não, por materiais diferenciados. De qualquer forma, releituras são válidas e muitas vezes, até mais interessantes do que as originais. Porém, acredito que há limites para tudo nesta vida e mesmo vivendo durante a fase mais democrática da moda que já presenciamos, plagiar é feio. Balenciaga se retorce nos céus e Nicolas Ghesquière, na terra. Para quem não sabe sobre o que estou falando, clique aqui.


Boa noite!!!

.Por Raquel.


Um comentário: