quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

.Listen To: Nneka.


Quando ouvi pela primeira vez o som da cantora e compositora nigeriana Nneka Egbunafiquei logo de início, fascinada pela forma como ela mistura tantas influências musicais distintas. Relata, com muito ritmo e impacto, através de sua voz delicada, mas, marcante, inúmeras questões de ordem pública, sobre nossa existência ou a respeito de seus próprios conflitos internos. O que Nneka compõe é novo, criativo, questionador, profundo e sincero. Junção que está em falta e, infelizmente, escondida da grande maioria, não somente no mercado fonográfico, mas sim, em tudo o que se movimenta através e pela arte. Nneka é uma mulher de opinião e não reprime sua forte personalidade.


Seus três álbuns oficiais: Victim of Truth - 2005, No Longer at Ease - 2008 e Soul Is Heavy - 2011, mais Concrete Jungle - 2010, compilação das melhores músicas dos dois primeiros cds, destinado ao mercado norte-americano, remetem tanto à sua vivência. No caso, em um país cheio de problemas sócio-políticos e que sofre muito pela péssima distribuição de renda e demasiada violência, quanto as visões e relatos de quem viaja frequentemente pelo mundo e começa a enxergar e acreditar em novas possibilidades.


Com uma mistura de hip hop, soul, reggae, afrobeat e batidas de flamenco, esta nigeriana, de quase 32 anos (ela faz aniversário dia 24 de Dezembro), começou a aparecer na mídia em 2004, quando se apresentou na abertura do show do cantor e rapper jamaicano Sean PaulDe pai nigeriano e mãe alemã, Nneka formou-se em Antropologia pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Nada mais coerente para uma artista que realmente tem sua obra, como a extensão de seus pensamentos, atitudes e opiniões.


Stay

Do You Love Me Now?

Heartbeat
  
Soul is Heavy


Nneka esteve no Brasil pela primeira vez no dia 23 de novembro, mês passado, para o festival que prestigia a cultura africana, Back2Black, no Rio de Janeiro. Vamos esperar para que ela apareça por aqui novamente, em breve! =)

Site oficial: www.nnekaworld.com
Página no Facebook: www.facebook.com/NnekaWorld

.Por Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário