quarta-feira, 17 de julho de 2013

.Ilha Grande.


Um dos lugares mais bonitos do Brasil, Ilha Grande, situada no estado do Rio de Janeiro, foi meu destino de viagem por 16 dias. A variedade de paisagens, tipos de vegetação, cores de areia e tonalidades dos azuis e verdes do mar, é enorme, tornando a beleza natural deste paraíso, extremamente exuberante.

Recomendo para qualquer pessoa que goste de verdade de explorar a natureza e que não se importe com a simplicidade do lugar, que para mim, casa perfeitamente com a ilha. Por uma semana, ficamos hospedados na Vila do Abraão, parte conhecida como a capital de lá, com vários bares, restaurantes, maior vida noturna e infraestrutura comercial.

Sempre com muitos turistas, principalmente estrangeiros nesta época do ano, a Vila tem várias lojinhas de artesanatos lindíssimos e deu vontade de trazer tudo para casa: de objetos de decoração, a acessórios e roupas, e, por um momento, me arrependi de não ter levado menos coisas e ter mais espaço na mala. Dá para comprar nessas lojas também o mapa da ilha com todas as informações das trilhas, lugares onde há pousadas, restaurantes, melhores praias para mergulho e afins.

Nos outros 9 dias, ficamos no lado oposto da ilha, na Praia Grande de Araçatiba e por quase uma semana, fomos os únicos turistas na região. Sem comércio e somente com pousadas e casas dos nativos, esta parte de Ilha Grande é bem tranquila e perfeita para descansar. Mais rústica e simples que a Abraão, os poucos bares da região, somente abrem em alta temporada. Apesar disso, quando voltar para lá, com toda certeza, darei preferência para esse lado da ilha, que além de ter uma beleza natural ainda mais bonita, tem pessoas maravilhosas e muito acolhedoras.

Já dando uma dica de hospedagem: ficamos na Pousada Gabriel. Os quartos são uma graça e o pessoal de lá é bem bacana! Dentro da pousada, há um tipo de vendinha com alguns mantimentos, como salgadinhos, doces, água mineral e outras bebidas. Para quem pretende conhecer a ilha, recomendo. Outra dica: levem repelente e um bom par de tênis com antiderrapante. Lá é cheio de trilhas que valem a caminhada, pois os destinos são sempre incríveis. Se forem ficar em Araçatiba, levem um kit de remédios básicos, como antigripais, já que por lá não há farmácias.

Tirei muitas fotos e separei algumas delas para postar por aqui, mas, já dá para ter uma ideia de como a ilha é linda! Conheci em média umas 20 praias e posso dizer que voltaria lá todo mês se tivesse a oportunidade!

Araçatiba.

Araçatiba.




Araçatiba.


Araçatibinha.

Há apenas 10 minutos de Araçatiba, a Praia de Araçatibinha é uma das mais bonitas e tem uma cor de areia avermelhada. Bem tranquila, ela mais parece uma piscina e é passagem para o início de duas trilhas.

Araçatibinha.

Aventureiro.

Para mim, a praia mais linda da ilha, Aventureiro tem a uma cor de água bem cristalina e uma paisagem maravilhosa, já que logo à frente, ficam as praias da Reserva Biológica, chamadas Leste e Sul. Ela fica do lado de mar aberto e tivemos sorte de o clima estar favorável para chegarmos lá de barco. Há uns três lugares para comer por ali, mas, é sempre melhor levar algo na mochila para matar a fome. Vale muito a pena conhecer!

Aventureiro.

Aventureiro.



Praia Vermelha.

A Praia Vermelha fica em média há uma hora de Araçatiba e possui algumas pousadas e um pequeno comércio.

Iguaçu.

Rodeada de pedras imensas, a Praia de Iguaçu fica um pouco antes da Vermelha e é uma das que mais vale a pena conhecer.

Iguaçu.



Praia da Longa.

A Praia da Longa é uma vila de pescadores e fica cerca de uma hora e pouco de Araçatiba. 



Aripeba.

Uma das praias mais bonitas da ilha, Aripeba tem os corais mais bonitos que vi por lá e chega a parecer cenográfica.

Aripeba.

Aripeba.

Lopes Mendes.

Lopes Mendes é a praia mais famosa da ilha e realmente é linda. Mas, ao contrário do que alguns dizem, em minha opinião, não chega a ser como a Praia do Aventureiro.

Lopes Mendes.

Lopes Mendes.

Praia da Cachoeira.

Pertinho de Araçatiba, a Praia da Cachoeira é bem tranquila e mesmo tendo uma casinha, parece deserta.

Praia da Cachoeira.

Praia da Cachoeira.

Dois Rios.

A T14, trilha que inicia na Vila do Abraão e termina na Praia de Dois Rios, acaba sendo mais cansativa pela irregularidade do solo, do que pela distância em si. Juntando a ida e a volta, certa de 16km em média e 5 horas de caminhada, o visual desta praia é bem legal, pela proximidade do mar e dos rios. Lindo demais! Levem bastante água, caso queiram conhecer a praia.

Dois Rios.

Dois Rios.

Dois Rios.

Dois Rios.


Piscina dos Soldados.

Já quase na chegada da Praia de Dois Rios, há a Piscina dos Soldados.


Praia dos Meros.


Com a água bem cristalina, a Praia dos Meros tem a areia bem clarinha e é tão bonita quanto a Araçatibinha.

Lagoa Verde.

Fomos à Lagoa Verde duas vezes. Uma, de lancha e na outra, por trilha. Ela fica há meia hora de Araçatiba e era parte da vista de nosso quarto. É bem fácil de chegar na lagoa e além disso, há um restaurante flutuante bem ao lado.

Lagoa Verde.


Espero que tenham curtido! 

.Por Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário